Proposta Pedagógica

Home - Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica do Colégio

O Colégio Presbiteriano visa o crescimento global do aluno, seja no aspecto afetivo, social, cognitivo e no processo de construção de aprendizagem.

Constitui uma forma de educar, na qual o aluno é o centro do processo, na medida em que sua experiência vivida, suas necessidades e maneira individual de conhecer o mundo são consideradas na organização do projeto educacional. Nesta visão de educação, o aluno aprende a aprender, de forma significativa, dinâmica, flexível, partindo do que conhece, ampliando seus conhecimentos dentro das possibilidades históricas e sociais.

Oferecer uma educação fundamentada na fé cristã reformada, baseada no crescimento psicológico, cognitivo, emocional, estético religioso e social através da interação com as famílias e a comunidade, visando à cooperação, à autonomia, ao saber e à felicidade, propiciando vivências, experiências e conhecimento que exijam criatividade, construção, abertura e desejo de crescimento. Procura educar cidadãos conscientes e capazes de exercer lideranças de grupos sociais, sempre fundamentados em soluções éticas criativas e democráticas.

Palavra da Diretora

A importância de valores cristãos na educação.

  Valorizar e cuidar do coração de uma criança deve ser compromisso de toda escola cristã. Seu currículo deve colaborar para que o objetivo de ministrar valores e princípios bíblicos esteja alinhado com a busca da excelência pedagógica.

  Durante nossa experiência como educadores, trabalhamos em uma escola atenta às necessidades infantis, e que também acredita numa educação voltada para a pessoa de forma integral, com uma prática que contempla o aspecto afetivo, cognitivo e espiritual. A definição da palavra integral é: inteiro, total.

  Em Lucas 2.40, encontramos: “O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria, e a graça de Deus estava sobre ele”. Neste texto, até aquele que temos por referencia, Jesus, crescia desenvolvendo-se de maneira integral.

  Tradicionalmente o currículo escolar está predominantemente voltado para a cognição. Os conteúdos trabalhados não necessariamente incluem o exercício dos conhecimentos e vivências que as pessoas, principalmente as crianças, necessitam para seu desenvolvimento pleno. Em uma escola cristã que prima pela qualidade de ensino, trabalha-se para que o aluno se desenvolva tanto no aspecto pedagógico, como também no emocional e espiritual.

  Sempre entendemos ao longo de nossa vida profissional que a afetividade e a espiritualidade são importantes aliados na intenção pedagógica, responsável por criar vínculos relevantes e imprescindíveis na produção do saber para as crianças. Quando valores adequados fundamentam a vida, os relacionamentos e as decisões, cada criança tem o privilégio de fazer escolhas que a auxiliarão a serem bem sucedidas em suas vidas.

  Ainda não aparecem no cotidiano da maioria das escolas não confessionais, como prática discutida e refletida, os sentimentos, as emoções, os princípios e valores bíblicos. Em contraponto, talvez algumas escolas optem pelo proselitismo não ético, por isso, o equilíbrio está em escolas cristãs, cujo educador torna-se um instrumento do Senhor e a Palavra é discutida, aplicada e integrada em tudo que podemos aprender e conhecer a partir da realidade familiar e social, impactando sua vida de forma mais ampla. Portanto, como diz o educador e teólogo Rubem Alves, “os educadores antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos”.

  O testemunho dos pais acerca da melhoria contínua do comportamento de seus filhos não deixam dúvidas quanto à importância da educação cristã como parceira na formação do caráter dos mesmos. As crianças vivenciam no cotidiano escolar os exemplos dos colegas e educadores; isso acontece através dos diálogos, reflexões e estratégias construídas para administração de suas emoções e sentimentos nos problemas e oportunidades do cotidiano. Responsabilidade, respeito e carinho norteiam nosso projeto de alfabetização emocional.

Acreditamos que o ambiente escolar deva ser um local propício para as experiências que valorizam e respeitam as necessidades e os sentimentos do próximo. Com nosso amor e compaixão inspirados no exemplo grandioso do amor de Cristo pela humanidade, nos surpreendemos ao ver nossa ação rompendo limites de influência não só na vida de nossos alunos, como de suas famílias e às vezes, muito além disso. O que nos é muito gratificante.

  Como apaixonados pela técnica e arte de ensinar, esperamos que nosso trabalho seja refletido no sucesso de nossos alunos e na transformação da sociedade na qual estamos inseridos. Desejamos, como cristãos, que Deus seja honrado através do nosso compromisso, trabalho, zelo, amor, alegria e contínua busca pela excelência em tudo o que fazemos.

Rosana Z. Zerbinatti